Melhor cadeado para bike em 2024
5 Tipos de Cadeados para Bicicletas: Quais os Melhores?
Se você está procurando um seguro cadeado para seu veículo a bicicleta, existem muitas opções. Do cadeado U-lock ao cadeado de corrente elétrica, existem tipos diferentes de cadeados para atender às suas necessidades específicas. Aqui estão 5 tipos de cadeados para bicicletas que podem te ajudar a encontrar o melhor para você.
Existem vários tipos de cadeado que você deve considerar para aumentar a segurança da sua bicicleta. A utilização de cada um deles vai depender de quanto dinheiro você desejará gastar, das características da sua bicicleta, e do tipo de percurso que faz.
1. Cadeado U-Lock
O cadeado em U é o mais forte, espesso e resistente. É o que vai dar mais trabalho a quem tentar roubar a sua bicicleta. A sua capacidade de resistência sobrevive contra martelos, formões, alicates e pés de cabra.
Destaca-se pela sua eficiência em fixar o quadro e a roda traseira da bicicleta em uma estrutura fixa. De todos os cadeados este é o mais durável. Para você ter uma noção, um U-Lock pode demorar dois minutos a ser rompido, enquanto o cadeado de cabo de aço demora menos de três segundos.
No entanto, este cadeado é mais difícil de transportar e só pode ser preso em estrutura fixas. Em relação a alguns modelos é possível que seja um pouco mais caro.
Mas o preço compensará a segurança da sua bicicleta.
2. Cadeado de Cabo de Aço
Como o próprio nome indica, este cadeado é produzido com fibra de aço e revestido com silicone ou borracha. São muito leves, finos e práticos, mas também são os mais fáceis de romper.
Como referido anteriormente, um assaltante com um alicate adequado consegue facilmente romper este cadeado em menos de três segundos. Dos 5 tipos de cadeados este é o menos resistente.
Por outro lado, é mais barato.
3. Cadeado de Corrente
É constituído por uma trava e longas correntes de metal, normalmente revestido por plástico, facilitando o seu manejo.
O sistema de segurança pode funcionar através de chaves ou de combinação numérica.
Apesar de ser pesado, é mais fácil de transportar que o U-Lock e, devido ao seu comprimento, possibilita travar a bicicleta em uma variedade maior de estruturas e objetos.
Este cadeado é menos resistente que o U-Lock. No entanto, são mais flexíveis e existem diversos tamanhos no mercado. Mas, você não se esqueça que quanto maior o comprimento, maior será o peso e a dificuldade de transporte.
É aconselhável para pessoas que pretendem um material resistente e flexível.
4. Cadeado Dobrável
Este tipo de cadeado é fácil de usar e de transportar. É muito flexível e costuma ser muito leve e o mais indicado para quem procura um material compacto.
Pode ser fabricado em diferentes cores e com sistemas de trava distintos. Tem a vantagem de não enferrujar, mas o seu nível de segurança é reduzido.
5. Cadeado para Rodas e Bancos
Este tipo de cadeado tem uma função mais específica. Não serve para proteger a bicicleta num todo, mas para evitar o roubo das peças que compõe a bicicleta, uma vez que são peças muito suscetíveis ao furto por serem de remoção fácil.
O ideal para você salvaguardar a sua bicicleta, seria conciliar este tipo de proteção, mais específica e com foco nas peças, com um cadeado que proteja a estrutura da bicicleta.
Lembre-se que sem rodas você não poderá andar na sua bicicleta, e sem banco também não seria muito confortável. Para não mencionar a despesa que um roubo destas peças acarretaria.
Ancoragem no chão
Não é um tipo de cadeado, mas funciona como um suporte que permite estacionar a bicicleta com um cadeado. Normalmente você encontrará este sistema em garagens e estacionamentos.
É constituído por barras ou estruturas de ferro que garantem a sua firmeza e resistência. É ideal para pessoas que procuram um ponto seguro e fixo para deixar a bicicleta diariamente.
Para instalar este sistema de segurança é preciso perfurar o solo e cimentar para fixação.
Qual é o Cadeado ideal?
A melhor forma de proteger a sua bicicleta, sobretudo se tiver despendido muito dinheiro com ela, uma vez que fica mais suscetível ao roubo e ao furto, é garantir a proteção de toda a estrutura e respetivos complementos da bicicleta.
Como você pode fazer isso? Usando mais do que um cadeado, de forma que a bicicleta fique protegida num todo. Por exemplo, através do cadeado U-Lock aliado a um cabo de aço. O cadeado em U prende a roda traseiro e o quadro, e o cabo de aço prende a roda dianteira.
Para aperfeiçoar a segurança da sua bicicleta ainda pode prender o cabo de aço ao cadeado U-Lock.
Você já imaginou a dor de cabeça que iria causar ao assaltante?
Apesar de todos estes métodos fique sabendo que nenhum cadeado, nem a sua aliança, permite uma segurança a 100%. Por isso, esteja atento e tenha o máximo cuidado em não deixar a sua bicicleta num lugar qualquer. Uma outra dica importante no quesito segurança, mas voltada à pedalada... é o farol de bicicleta. É um item importante quando vai pedalar a noite.
Cadeados para bicicletas
Usar cadeado para bike é importante para mantê-la segura, principalmente em grandes centros ou em cidades onde o índice de roubo é elevado. Os modelos mais comuns de cadeado são os modelos U-Lock, Cabo de aço, Cadeado de corrente e os cadeados dobráveis.
Não tenha prejuízos se furtarem sua bicicleta, conheça tudo sobre seguro da sua magrela clicando aqui.