6 dicas para pedalar no frio
Pedalar no frio pode não ser facil, mas preparamos algumas dicas para lhe ajudar.
Andar de bicicleta no frio pode não ser tão agradável. Mas, para aqueles que amam o ciclismo, nem o frio é um impedimento.
Por isso, criámos este artigo com 6 dicas para pedalar no frio que não você não vai querer perder.
1. Vista-se adequadamente
Para se manter aquecido durante o passeio de inverno, é importante que proteja a cabeça, as mãos, os pés, e o tronco. O ideal é você utilizar três camadas de roupa: a base, a intermediária e a cobertura.
Recomendamos o uso de roupas específicas de ciclismo, uma vez que elas são feitas para secarem rapidamente e manterem a umidade longe do seu corpo.
Alguns exemplos de boas vestimentas para ciclismo são: um boné de ciclismo, um gorro, uma balaclava, pernitos, manguitos, botinhas e luvas.
2. Utilize uma camada base
É a primeira peça a ser vestida e fica em contacto direto com a pele.
As camadas base, também conhecidas por “segunda pele” ou “base layers”, são muito importantes porque mantêm o calor e expulsam a umidade, evitando que os tecidos fiquem ensopados e, por conseguinte, que o corpo resfrie.
3. Não se esqueça do corta-vento
O corta-vento é a última peça de roupa a ser vestida e, quando está calor, é a primeira roupa que se tira. São muito importantes, sobretudo em altas velocidades, uma vez que protegem do frio.
Alguns modelos são bastante leves e compactos. Por isso, são práticos e não perturbam o ciclismo. Além disso, alguns modelos podem ser usados como capa de chuva.
Pode-se encontrar vários modelos: com zíper, manga comprida, manga curta ou sem mangas.
4. Uma boa alimentação e hidratação — uma das dicas mais importantes para pedalar no frio
É muito importante garantir uma boa alimentação, uma vez que o frio vai fazer com que o seu corpo gaste mais calorias para se manter aquecido.
O recomendado é ingerir um alimento a cada meia hora de atividade, caso o caminho seja longo e a intensidade elevada.
O ideal é consultar um nutricionista que faça uma lista de alimentos essenciais.
A hidratação também é muito importante. Por isso, você deve ingerir pelo menos uma garrafinha por hora de pedal.
5. Faça um aquecimento antes de pedalar
Esta é também uma das 6 dicas mais importantes para pedalar no frio. E porquê? Como em qualquer desporto, em que o corpo é muito exercitado, deve-se fazer exercícios de alongamento e que ajudem a aquecer o corpo, de forma a evitar lesões.
O importante é você começar devagar e depois aumentar a intensidade dos seus exercícios até atingir uma intensidade moderada.
6. Organize a sua bike
A organização da bike vai permitir abrir espaço para transportar as roupas que você precisará usar. Além disso, torna-se possível transportar a grande fonte de rendimento: a alimentação.
Caixa de Ferramentas que se encaixa no suporte de garafinha
Por exemplo, uma dica útil é liberar espaço no bolso da camisa de ciclismo, investindo em uma bolsa de selim ou em um porta-ferramenta que se encaixa no suporte de garrafinha.
Depois deste artigo, você já estará pronto para pedalar no inverno. Mas, não se esqueça de nenhuma das dicas, ou a pedalada será difícil e desconfortável.