REPARO DE PARA-BRISAS VALE A PENA
REPARO DE PARA-BRISAS: VALE A PENA E QUAIS OS CUSTOS ENVOLVIDOS
Olá amigos, hoje eu vou falar sobre os reparos de para-brisas. Falaremos como é realizado, os benefícios de reparar em vez de substituir, e orçamentos de reparos médios para manter seu para-brisas em bom estado. Espero que essas informações possam lhe ajudar a tomar decisões informadas sobre seus para-brisas.
Como é realizado o reparo de para-brisa?
O processo de reparo de para-brisa é feito por especialistas em vidros para carros. Os técnicos podem corrigir duas principais condições: trincas e pontos. Com as trincas, o vidro é preenchido com resina, que dá flexibilidade ao vidro e impede que quebras futuras sejam maiores. Os pontos de manchas são corrigidos com uma substância semelhante, que remove as manchas, mas não impede que novos pontos voltem a aparecer.
Muitos técnicos também recomendam a utilização de filmes protetores quando um para-brisa está muito danificado. É uma boa opção para quem quer evitar o custo de uma substituição completa. O filme proporciona uma camada de proteção, o que pode evitar a quebra do vidro, mas não afetam a correta visão do motorista. Embora existam vários tipos de filmes protetores, não é difícil encontrar o mais adequado às condições de uso do para-brisas.
Benefícios do reparo em vez da substituição do para-brisa
Os benefícios de optar por reparar o para-brisa, ao invés de substituí-lo inteiramente, desta forma eliminando maiores custos e evitando também maiores transtornos, é que a troca do para-brisa total pode levar algumas horas, além do que essa troca também vai exigir a retirada dos limpadores, e engastes do veículo já em uso, o que dificultará o processo, não somente para o motorista ou proprietário, como também para o profissional que realizará a troca. Trouxemos alguns fatores para mostrar-lhe como os reparos de para-brisa são favoráveis sobre a troca do modelo.
- Preços mais acessíveis;
- Necessitam menos tempo do que uma substituição;
- Processos menos trabalhosos;
- Mantêm a estanqueidade do vidro, pois adere melhor a estrutura ao redor;
- Não precisa remover os limpadores e engastes do veículo;
Entendemos que a decisão final é sua e recomendamos que se leve a sério todos os benefícios oferecidos com o reparo e escolha aquilo que mais lhe convenha.
Preços médios para reparos de para-brisa
Apesar do reparo do para-brisa oferecer várias facilidades, é importante saber qual o orçamento médio para este procedimento. Como mencionamos, o preço não é tão alto quanto o de uma substituição, mas existem alguns fatores que influenciam. A localização da oficina e as características do para-brisa, como espessura, tamanho, tipo de vidro, são exemplos de fatores que influenciam nos preços. A média ainda é baixa, na faixa dos 70 a 120 reais, para alguns centros automotivos, para reparos de trincas de até 30 cm e, caso seja necessário, utilizar filmes protetores para proteger o para-brisa, a média de preços gira em torno de 200 reais.
Conforme podemos ver, além dos baixos custos, o serviço de reparo é um processo menos demorado, usando menos mão de obra, e pode manter o seu para-brisa em perfeito estado por muito tempo, com mais economia e menos trabalho.
Esperamos que essas informações possam lhe ajudar a tomar decisões informadas sobre seus para-brisas. Esperamos também que este conteúdo possa lhe fornecer os conhecimentos básicos sobre o assunto. Boa sorte!
Para a estruturação dos textos faça uso de parágrafos e use a tag strong conforme necessário.
Quando é possível fazer o reparo do para-brisa?
Com o objetivo de preservar a segurança do condutor e dos demais ocupantes do veículo, bem como garantir o bom funcionamento do para-brisa, é fundamental que seja realizado um reparo. Normalmente, o reparo é válido para pequenos arranhões e fissuras e deve ser adotado sempre que possível. Assim, é importante que se saiba quando é possível recorrer ao reparo e quando a substituição é necessária.
Existem duas principais situações que devem ser observadas para saber se é válido recorrer ao reparo. A primeira é quando o vidro tem uma profundidade de até 3 milímetros. Nesse caso, o reparo pode ser feito sem problemas. Por outro lado, caso o arranhão ou a fissura possua um tamanho maior que esse valor, os custos de reparo vão ultrapassar a quantia necessária para a realização de uma substituição.
A segunda situação na qual o reparo é válido é quando a profundidade é menor que 3 milímetros e o tamanho do arranhão ou rachadura tem tamanho menor que uma moeda de 0.50. Nesses casos, o reparo pode ser feito de forma eficiente e com segurança. Contudo, caso esses parâmetros não sejam preenchidos, a substituição é a melhor opção.
Indicações para substituição do para-brisa
Existem algumas situações em que a melhor opção é a substituição do para-brisa. Seja pelo fato de que o reparo não vai ser viável, seja pela inspeção de segurança que recomenda a extinção e troca do painel. Assim, é importante que seja observada algumas indicações que auxiliam na escolha pela melhor opção.
Entre as principais indicações, destaca-se o formato irregular que o vidro possua, pois normalmente não é possível realizar o reparo nesse caso. Outra situação é quando o para-brisa estiver muito enfraquecido devido o tempo e o uso, ocasionando o mau funcionamento do veículo. É necessário que, nesse momento, a substituição seja escolhida. Além disso, caso haja múltiplos riscos e arranhões, a troca deve ser realizada para garantir a segurança necessária.
Também é possível identificar a necessidade de uma substituição quando a avaliação é feita por especialistas. Compostas por uma inspeção visual e por testes mecânicos, esse processodefine com maior clareza se a solução é a troca do para-brisa. Assim, é fundamental que se siga as indicações do profissional responsável.
Multas decorrentes de para-brisa quebrado: o que diz a legislação?
O uso da partes danificadas do veículo tem profundo impacto na segurança do condutor e dos demais ocupantes do veículo. Assim, é importante que a legislação aborde a importância de se realizar revisões e reparos eficazes. Além disso, também é importante que sejam estabelecidas sanções que garantam o uso consciente dos veículos.
No que tange ao para-brisa, a legislação brasileira tem como base o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Esse estabelece a obrigatoriedade de se possuir uma visão completa para garantir a segurança na direção. Além disso, também é estabelecida a proibição de transportar pessoas no veículo quando o para-brisa tem problemas que atrapalhem significativamente a visão do condutor.
Assim, como você pode observar, a importância do para-brisa para a segurança é muito grande. Contudo, caso haja algum problema no para-brisa isso pode acarretar em multas decorrentes. O valor dessas penalidades varia de acordo com o infrator, sendo de R$ 88,38 para a infração considerada leve e R$ 293,47 para a considerada grave.
Além disso, também é possível ter o veículo removido se, por acaso, o motorista possuir carteira vencida ou falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Exercício.
Dado a gravidade dos problemas que a falta do uso do para-brisa pode acarretar, é fundamental que se realizem a manutenção e os reparos necessários de forma a garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo. Além disso, também é importante que sejam seguidos os preceitos legais estabelecidos.
Conteúdo Relacionado
"Sabia que em caso de acidente de trânsito, o seguro DPVAT pode ajudar a cobrir os custos do reparo do seu para-brisa?
Quer entender melhor como funciona e como solicitar esse benefício? Não perca tempo e confira nosso artigo sobre o Seguro DPVAT.
Saiba como essa proteção pode ser útil para você e sua família em momentos de imprevistos no trânsito."